© Senhor dos Vinhos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram Social Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
Please reload

Tags
Destaque

Vinho de Talha: uma produção (quase) milenar

January 29, 2019

1/10
Please reload

Don Laurindo: Vinícola de qualidade

 

 

Ao iniciar minhas visitas às vinícolas, a Don Laurindo foi uma das que prontamente abriram suas portas para a realização desse projeto.  Para quem não a conhece, reproduzo um resumo de sua história:  

Seguindo a história dos colonos italianos vindos para o Brasil,  em 1887, Marcelino Brandelli chega em Bento Gonçalves, procedente de Zévio, pequeno povoado na província de Verona, norte da Itália. Desde então, utiliza a agricultura rudimentar como meio de sobrevivência, além de plantar uvas para consumo familiar. Em 1946, Cezar, seu filho, com a família, adquiriram terras onde se consolidaram na produçao de uvas e vinhos. Mantendo a tradição familiar, Laurindo, filho de Cezar, que junto ao seu filho, Ademir (logo, a 4ª geração), reforçando o interesse na atividade vitivinícola, se formou em enologia e passaram a produzir e elaborar vinhos finos de castas nobres. Com isso, em 1991, Laurindo decidiu comercializar seus vinhos finos, criando a VINHOS DON LAURINDO LTDA. 

 

A Don Laurindo, agora na 5ª geração, com a participação de seus filhos, um deles, Moisés, que gentilmente me recebeu nessa visita, substituindo seu pai, Sr. Ademir. que como de costume, realiza visitas a seus clientes pelo país, ratificando sua preocupação junto ao seu consumidor.  Sendo assim, Moisés está efetivamente acompanhando seu pai nas questões relacionadas ao campo, ou seja, no processo de elaboração e produção dos produtos. 

 

Esse trabalho visa na busca do constante aperfeiçoando, a fim de garantir a produção e oferta de seus produtos com qualidade inquestionável.

 

A Don Laurindo, apesar de se colocar entre as vinícolas familiares de pequeno porte da região, não abre mão em garantir ao mercado produtos de alta qualidade e sem dúvida, é um importante integrante em relação a busca do aumento do consumo dos vinhos finos nacionais.

 

 Segue alguns dados dessa vinícola:

 

- Possui 14 produtos.

- Atua com aproximadamente 100 pontos de venda no país.

- Foco no mercado interno, que representa 98% do faturamento.

- Exporta para 3 países, são eles: Méixico, Bélgica e Canadá. Representa 2% do faturamento.

- Vendeu 120 mil garrafas em 2014, entre tintos, brancos, espumantes e licorosos.

- Perspectiva de crescimento de 20% no faturamneto em 2015 em relação a 2014.

- Produz 90 mil litros no ano.

- Possui 15 hectares de vinhedos próprios em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos.

 

Por fim, gostaria de reforçar meu agradecimento ao Moisés, que contribuiu com informações importantes sobre seu entendimento e preocupações sobre o cenário de consumo de vinhos finos nacional.  

 

Segue abaixo algumas fotos tiradas no momento dessa visita.

 

 

 

 

 

Please reload