PIZZATO Vinhas e Vinhos: Uma experiência sensorial

Quando decidi realizar o projeto (leia o post "Produção de vinhos: Como estamos?"), comecei pelo Vale dos Vinhedos, que representa cerca de 20% da produção nacional de vinhos. Então, passei de 23 a 27 de novembro de 2015 realizando visitas às vinícolas da região.

No primeiro dia de visitas, dia 24, no período da tarde, segui para a PIZZATO Vinhas e Vinhos (Via dos Parreirais, s/nº - CEP 95.700-000, tel (54)3055-0440), Foi arriscado, pois não havia conseguido contato para agendar uma visita. Mas, chegando lá, fui gentilmente recebido pela Lucimara e pela Aline, que prontamente me ofereceram uma degustação de seus vinhos, enquanto explicavam o conceito da vinícola.

Aproveito para contar um pouco dessa vinícola. Desde a Itália, a família cultivava vinhas e elaborava vinhos em pequenas quantidades. Quando em 1880, com a chegada a região, conhecida atualmente como Vale dos Vinhedos, o amor e dedicação pelo trabalho com uvas e produzir vinhos determinou seu destino.

Então, em 1998, o sonho do Sr. Plínio, neto do patriarca Nono Giovanni, foi realizado - produzir vinhos finos para comercialização. O projeto foi realizado com a participação de seus filhos. Naquele ano, a PIZZATO Vinhas e Vinhos foi constituída juridicamente através de investimentos familiares.

Possuem 42 hectares de vinhedos próprios no Vale dos Vinhedos e em Dr. Fausto de Castro, no município de Dois Lageados, na região serrana. Mesmo sendo uma dedicaçao maior com as uvas Merlot, também cultivam, na ordem de produção: Cabernet Sauvignon, Tannat, Pinot Noir, Sémmilon, Sauvignon Blanc, Alicante Bouschet e Egiodola.

Considerados referência no Brasil para vinhos Merlot desde a safra 1999, melhor vinho do primeiro Guia de Vinhos Brasileiros da história e, talvez, o vinho que fez a Merlot ‘acordar’ para a região, sendo até a iniciativa copiada por consultores internacionais em atividade no Brasil posteriormente, e também referência para única Denominação de Origem brasileira, a D.O. Vale dos Vinhedos, e da uva Chardonnay.

Por isso, possuem um boa gama de opções de vinhos finos com excelente custo benefício, onde listo alguns: da linha PIZZATO Reserva, o Merlot sai por R$52,00, e o Cabernet ou Tannat saem por R$51,00 a garrafa de 750 ml. Esses são preços para compra na loja local.

Vale a pena visitá-los, nessa época em especial, temporada da colheita, que vai de 22 de janeiro a março de 2016. São oferecidas degustações verticais com 5 colheitas, isto é, para quem não sabe o que significa, chama-se de degustação vertical a prova de 5 safras do mesmo vinho, mesma uva, onde o propósito é perceber as diferenças entre cada safra. São oportunidades raras poder participar dessas degustações.

Então, se você tem oportunidade em realizar uma visita ao Vale dos Vinhedos nessa época, não deixe de agendar uma visita a PIZZATO Vinhas e Vinhos, mas não esqueça: é necessário agendar sua visita através do site www.pizzato.net. Consulte os detalhes.

Caso não possa visitá-los 'in loco', visite o site (www.pizzato.net), que você poderá saber os locais compras na sua região ou comprar por telefone (tel (54)3055-0440), pois ainda não estão atuando com loja virtual.

Voltando a minha visita, a Lucimara me apresentou seus vinhos, explicando o conceito de cada linha, como também de seus vinhos top, onde aproveitei para registrar essa visita com fotos (em anexo, ao final do post), onde comprei o Pizzato Reserva Merlot (375 ml) para avaliá-lo posteriormente. E quando cheguei em casa, foi a primeira garrafa que abri, degustei e cheguei a minha avaliação: aromas e palato delicados de frutas vermelhas frescas com taninos tranquilos. Muito gostoso! Nota: 3 estrelas (de 5),

Mas, infelizmente, nenhum dos donos estava presente, por isso, não pude realizar a entrevista, que junto com a avaliação, utilizo como minhas ferramentas para captação das informações para consolidação desse trabalho. Mesmo assim, fui orientado a buscar contato com o enólogo-chefe e diretor, Flavio Pizzato, que já enviou informações que irão contribuir com o projeto.

Mesmo assim, no fim do período de colheita, ele me enviará suas respostas e entendimentos sobre o qual o projeto aborda.

Por fim, reforço a sugestão em conhecer a PIZZATO Vinhas e Vinhos e perceber a excelência de seus vinhos. Agradeço a Lucimara e Aline por terem me recebido com tamanha gentileza.

Até a próxima visita!

Destaque
Tags

© Senhor dos Vinhos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram Social Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W