Flores da Cunha: Os vinhos da APROMONTES

Após deixar Pinto Bandeira, segui para Flores da Cunha.

Seria uma passagem de apenas uma manhã por lá, já que o meu retorno para o Rio estava marcado para aquela tarde. Então, consegui visitar apenas duas vinícolas locais: A Luiz Argenta e a Casa Venturini.

Vale registrar que além de Flores da Cunha, conhecida como Terra do Galo, município maior produtor de vinhos do Brasil, 2º maior produtor de uva, 2º polo moveleiro e 1º produtor de bebidas alcoólicas do Rio Grande do Sul. Legal, né?!?! Além de lá, sugiro passar em Nova Pádua. Essas duas regiões formam a região de Altos Montes, localizada de 600 a 800 metros de altitude.

Lá se encontram 11 vinícolas, que além das duas visitadas por mim, têm: Boscato, Nova Aliança, Fabian, Fante, Mioranza, Panizzon, Terrasul, Valdemiz e Viapiana. Esses produtores se associaram e em janeiro de 2002 fundaram a APROMONTES – Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes.

Mas, seguindo com as visitas, cheguei a Vinícola Luiz Argenta por volta das nove horas da manhã, onde havia pré-agendado uma reunião com a Daiane Argenta, que atua no Depto. Marketing. Ela me recebeu, mas infelizmente não pôde me atender como esperado, pois estava em reunião por conta do período de festas de fim de ano, período de entrega dos seus vinhos. Por isso, conversamos um pouco, ressaltei meu projeto, elogiado por ela, mas lamentado por não poder me atender como previsto. Sendo assim, segui realizando uma visita a vinícola, absolutamente linda! Uma instalação vinícola que não se acredita em poder encontrar aqui. Uma construção de alto padrão, de elevado bom gosto! Seguindo essa elegância, a vinícola lançou uma linha de vinhos em garrafas com design exclusivos, que permite utilizá-las como objetos de decoração.

Acesse o site da Luiz Argenta: www.luizargenta.com.br

De lá, segui para a Vinícola Casa Venturini.

Na verdade, deveria ter começado por ela, já que o seu acesso se encontra antes de entrar na cidade de Flores da Cunha, que leva a Vinícola Luiz Argenta. Fica a dica.

Fui recebido pela Raquel, que já me havia vendido vinhos através do site deles. Nada como o contato pessoal, né?!? Essa vinícola tem uma particularidade – não possui vinhedos, ou seja, todos seus vinhos são produzidos através de uvas devidamente e selecionadas e compradas por seu enólogo, que nas visitas as cooperativas vinícolas escolhe as uvas que elaborarão seus vinhos e espumantes.

É notável os resultados, que apresentam excelência na qualidade em seus vinhos, que destaco para o vinho branco elaborado com a uva Chardonnay e os tintos das uvas Tannat e do Cabernet Sauvignon, além dos espumantes Brut e do Moscatel, ambos da linha Vívere, esses ainda não tive a oportunidade em degustá-los, esses conquistaram diversas premiações nacionais e internacionais.

Me arriscaria, com meu humilde conhecimento, em lembrar dos vinhos franceses, conhecidos por sua elegância nos aromas e sabores.

Os convido a visitar o site dessa vinícola, para conhecer mais da sua história e comprar seus produtos: www.casaventurini.com.br

Acabei trazendo uma garrafa do Sauvignon Blanc 2015, vinho branco, um lançamento deles, que de fato é muito agradável. Fácil, fácil de degustá-lo.

Então, o meu tempo havia se esgotado. Hora de seguir para o aeroporto de Caxias do Sul-RS, a cerca de 45 Km de lá.

Com isso, meu período de visitas às vinícolas de Bento Gonçalves e regiões terminou. Creio que o tive um resultado positivo, alcancei o objetivo proposto. Fui muito bem recebido, pessoas gentis, preparadas para receber e vender excelentes vinhos e dispostas em colaborar com a divulgação dos seus vinhos, apresentar e ensinar para o consumidor, que temos vinhos nacionais de qualidade.

Prá finalizar, deixo as fotos dessas duas visitas. Espero que tenham gostado.

Não deixe de procurar por vinhos nacionais. São excelentes! É muito fácil de aprender a gostar deles.

Os desafio a experimentá-los e deixe seus comentários no blog. Me conte como foi sua experiência.

Até a próxima!

Destaque
Tags

© Senhor dos Vinhos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram Social Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W